Sola Scriptura (Somente as Escrituras)

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
2 Timóteo 3:16-17

Reafirmamos a Escritura inerrante, como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.

Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação.

Dizer somente as Escrituras, é afirmar que ela é suficiente para orientar o cristão no caminho da Salvação. Não precisamos de outro livro, ou de pessoas para nos indicar o caminho, ela por si só pode fazer tudo. É acreditar que as Escrituras são inerrantes e infalíveis, ou seja, não contém erros e nem falhas. É onde contém as Palavras de Deus e a Sua vontade para todo aquele que crê nEle.

Ao dizer que toda a Escritura é inspirada por Deus, o apóstolo Paulo estava incluindo tanto o Antigo Testamento quanto o Novo Testamento. Ele não diminuiu o Antigo Testamento como alguns fazem e dizem que não estamos mais no tempo da Lei, mas no tempo da graça. De fato, é uma verdade, estamos vivendo no tempo da graça de Deus, mas, isso não impede de levarmos em consideração o que foi dito anteriormente.

As Escrituras Sagradas são como manual de vida para nós, o problema maior, é que como todo manual, não é lido e nem levado a sério por muitos. Quantos que estão lendo esse artigo ao comprar algum aparelho eletrônico pega primeiro o manual, lê ele todo, para depois ligar o aparelho? Quase ninguém faz isso. Nosso costume é ligar o aparelho e tentar descobrir sozinho na base da curiosidade, e se tiver alguma dúvida, o Google responde rapidamente. O manual, muitas vezes é deixado de lado, e ao passar dos dias, nem se sabe mais da sua existência. Quantas vezes compramos algum móvel para a nossa casa e ao terminar de montá-lo descobrirmos que “sobrou” alguns parafusos? Será que a fábrica foi gentil ao enviar mais parafusos ou nós que erramos na montagem por não ler ou prestar atenção no manual do produto? Assim, muitos tratam as Escrituras, não a leem e acabam deixando de lado os ensinamentos que Deus tem para a nossa caminhada cristã.

A própria Escritura nos aponta como devemos utilizá-la em nossa vida cristã:

Devemos utilizá-la como lâmpada para clarear os nosso caminhos:
A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.
Salmos 119:105

Devemos utilizá-la como espada afiada que nos ajuda a ter discernimento:
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.
Hebreus 4:12

Devemos utilizá-la como escudo para nos trazer proteção:
Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia.
Provérbios 30:5

Temos que ter em mente que não adianta apenas utilizar a Palavra de Deus como um amuleto nos momentos difíceis ou para conseguir algo em troca. Mas, devemos ser praticantes dela como diz o apóstolo Tiago: “’Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.” Tiago 1:22

Devemos também meditar nela de dia e de noite como o nosso Senhor Deus ensinou para Josué: “’Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.” Josué 1:8

Conclusão:
As Escrituras Sagradas são o bem mais precioso que podemos ter nessa terra. Nela há respostas para todas as nossas dúvidas. Tudo que precisamos estão escrito lá. Ela tem resposta para o cansado, para o aflito, para o desanimado, para os pais, filhos, maridos, esposas, tudo que você precisa irá encontrar quando lê e meditar nela. Às vezes buscamos ajuda com outras pessoas, com um coach, com palestras motivadoras, sendo que a resposta está clara em sua Palavra. Voltando ao texto de Josué 1:8, Deus diz claramente para ele, que se ele quer que seus caminhos prosperem e seja bem-sucedido, vai precisar meditar na Palavra de dia e de noite e cumprir fielmente o que nela está escrito. É Somente as Escrituras que nos aponta o caminho para Deus e para o sucesso nessa terra e um vida eterna com Ele no céu.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 126