Sola Gratia (Somente a Graça)

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;  Efésios 2:8
E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.
Romanos 11:6

Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.

Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.

Graça no dicionário significa aquilo que se faz ou se recebe de modo gratuito, sem custos; benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe. Também pode corresponder a características agradáveis de uma pessoa. Alguém que tem graça, agrada e atrai outras pessoas através das suas palavras e atitudes.

Talvez a sola mais difícil de compreender, principalmente por conta do mundo capitalista que vivemos. Nada é de graça em nosso mundo, o que leva muitos a pensar que a salvação também não poderia ser de graça, que precisa de um custo. Na verdade, teve um custo muito alto, o sangue de Cristo derramado na cruz. Ele pagou o preço por nós, para que não precisássemos pagá-lo.

Não é apenas em nossos dias que esse termo é muitas vezes mal compreendido, mas, nos tempos do apóstolo Paulo, ele teve que escrever uma carta para combater os judaizantes (seita de origem cristã que visa obedecer os ritos judaicos), que queriam abandonar a graça de Deus e buscar a salvação através do cumprimento da Lei, ou seja, das obras. Paulo vai dizer na cartas aos Gálatas: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Ouçam bem o que eu, Paulo, tenho a dizer: Caso se deixem circuncidar, Cristo de nada lhes servirá. De novo declaro a todo homem que se deixa circuncidar que ele está obrigado a cumprir toda a Lei. Vocês, que procuram ser justificados pela Lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.”
Gálatas 5:1-4
O apóstolo é bem enfático ao dizer que as pessoas que buscam ser justificados pela Lei, caíram da graça.

O homem é salvo porque é incapaz de obter a salvação por si mesmo. No entanto, a humanidade sempre se sentiu desconfortável em saber que sua redenção depende exclusivamente de Deus, que a concede graciosamente, não por mérito.

Como já disse, é difícil entender algo que é de graça nesse mundo em que vivemos. E não é pelo fato de ser um dom gratuito, que iremos cruzar os braços e deixar tudo conforme está. Devemos falar dessa graça para outras pessoas, obedecendo ao último mandamento de Cristo que é pregar o Evangelho a toda criatura.

Jesus nos deixou um exemplo de como devemos realizar essa grande comissão em Mateus 10:8: “Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça.” Levar o Evangelho para quem não conhece, deve ser algo prazeroso em nossa vida, não um modo de ser reconhecido e enriquecer. Infelizmente, em nossos dias, muitos tem pregado o Evangelho pelos motivos errados, seja para conseguir fama, seja para reconhecimento ou por um mercado gospel. Jesus nos ensinou que como recebemos de graça, devemos compartilhar daquilo que temos visto e ouvido de graça. Ser gracioso é o melhor dom que podemos ter, é ser mais parecido com Jesus, que nos salvou mediante sua oferta graciosa.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 126