Salmo 37 – Como vencer o pecado

A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça. Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso.
Salmos 37:30-31

Em nosso último artigo vimos sobre pecados que nos afastam dos caminhos de Deus. Dessa vez, quero continuar o salmo 37 e falar sobre como vencer nossos pecados. Aliás, a própria Bíblia irá dizer por si mesma e nos ensinar como sair vitorioso diante do pecado.

Muitas vezes lutamos contra pecados que odiamos, que queremos vencê-los, mas, muitas vezes também ficamos só na vontade. Oramos a Deus, pedimos perdão, choramos por ter praticado tal ato, até prometemos não fazer mais aquilo que entristece o coração de Deus. Mas, sempre cometemos o mesmo erro e isso nos deixa frustrado. Talvez você esteja lendo, se identificando com tudo e esteja pensando: “isso é uma verdade, mas o que quero saber é o que eu posso fazer para mudar essa situação?”.

O salmista responde a essa pergunta. Ele começa retratando a vida do justo, dizendo que o justo profere sabedoria, que a sua língua fala conforme a justiça, que ele traz no coração a lei do seu Deus e por isso nunca pisará em falso. Algumas versões falam que os seus passos não vacilarão. Essa é a resposta! Simples assim. Se queremos vencer nossas tentações e/ou pecados, a resposta está na lei de Deus, ou seja, na Palavra de Deus, na nossa Bíblia!

Talvez você pense: mas é tão fácil assim? Sim, é fácil! Mas, sabe qual é o problema? Não lemos nossa Bíblia e quando lemos não meditamos e quando meditamos não colocamos em prática o que temos aprendido. Não é simplesmente ler a Palavra que vai te fortalecer na sua caminhada, mas meditar naquilo que foi lido e colocar em prática.

Nosso Manual de vida

A Bíblia não é um livro de autoajuda ou com palavras que irão nos impulsionar, muito menos um livro de histórias de um povo. A Bíblia é um manual de vida, aquele que nos ensina a como caminhar a todo momento, mas como todo manual, nós não lemos. Quer ver uma prova disso? Sabe aquele celular novo que você compra e precisa aprender a utilizar? Então, tenho certeza de que a primeira coisa que você faz quando chega é ler todo o manual de instruções para aprender a utilizar ele da forma adequada. Estou certo? Claro que não! Primeiro, mexemos nele todo para aprender como utilizar, caso não dê certo perguntamos ao primeiro amigo que aparece na nossa frente se ele sabe utilizar, e é claro que o amigo sempre diz que sabe só para mexer nele também. Não dando certo, o próximo passo é pegar um tutorial no Google e se continuarmos com dificuldade, aí sim vamos para o manual.

Essa é na maioria das vezes a nossa caminhada cristã. Se temos dificuldade ou se estamos tentando vencer o pecado, fazemos muitos rituais, pedimos ajuda para o amigo que não vai conseguir resolver o nosso problema, mas não buscamos ajuda na Palavra de Deus. Não quero dizer que não devemos pedir ajuda ao próximo, mas dar a importância devida à Palavra de Deus. É ela que vai nos fortalecer, é ela que nos traz palavras de conforto, confronto e encorajamento. Ela que vai trazer direcionamento para cada passo em nossa caminhada. Ela é a lâmpada que ilumina nossos caminhos (Salmos 119:105). Ela é a espada afiada que penetra em nosso ser e julga os nossos pensamos e intenções (Hebreus 4:12). Ela é o escudo para que neles se refugiam (Provérbios 30:5).

Gosto muito da versão A Mensagem desses dois versículos que fala: “Os justos mastigam a sabedoria com prazer; a sua língua articula a virtude. Seu coração bombeia a Palavra de Deus como o sangue pelas artérias; seus passos são firmes e constantes.” Que maravilhoso saber que quando guardamos a Palavra de Deus no  nosso coração, nossos passos são firmes e constantes, recebemos direção em nossas lutas e nossos pecados e tentações são vencidos pelo prazer de meditar nela.

Não negligencie a leitura da Palavra de Deus nunca. Ame-a, leia-a, medite naquele livro que é um manual de vida. Ele nos ajudará a ver o pecado em nossa vida e a livrar-nos dele. Ele é a nossa fonte e pão-diário!

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Sérgio Luiz
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 137