Quando os filhos se voltam contra os seus pais

Algum tempo depois, Absalão adquiriu uma carruagem, cavalos e uma escolta de cinquenta homens. Ele se levantava cedo e ficava junto ao caminho que levava à porta da cidade. Sempre que alguém trazia uma causa para ser decidida pelo rei, Absalão o chamava e perguntava de que cidade vinha. A pessoa respondia que era de uma das tribos de Israel, e Absalão dizia: “A sua causa é válida e legítima, mas não há nenhum representante do rei para ouvi-lo”. E Absalão acrescentava: “Quem me dera ser designado juiz desta terra! Todos os que tivessem uma causa ou uma questão legal viriam a mim, e eu lhes faria justiça”. E sempre que alguém se aproximava dele para prostrar-se em sinal de respeito, Absalão estendia a mão, abraçava-o e beijava-o. Absalão agia assim com todos os israelitas que vinham pedir que o rei lhes fizesse justiça. Assim ele foi conquistando a lealdade dos homens de Israel. Ao final de quatro anos, Absalão disse ao rei: “Deixa-me ir a Hebrom para cumprir um voto que fiz ao Senhor . Quando o teu servo estava em Gesur, na Síria, fez este voto: Se o Senhor me permitir voltar a Jerusalém, prestarei culto a ele em Hebrom ”. “Vá em paz!”, disse o rei. E ele foi para Hebrom. Absalão enviou secretamente mensageiros a todas as tribos de Israel, dizendo: “Assim que vocês ouvirem o som das trombetas, digam: Absalão é rei em Hebrom”. Absalão levou duzentos homens de Jerusalém. Eles tinham sido convidados e nada sabiam nem suspeitavam do que estava acontecendo. Depois de oferecer sacrifícios, Absalão mandou chamar Aitofel, da cidade de Gilo, conselheiro de Davi. A conspiração ganhou força, e cresceu o número dos que seguiam Absalão.
2 Samuel 15:1-12

Vemos no texto acima um exemplo claro de quando os filhos se voltam contra os seus pais, nele vemos Absalão conspirando contra o rei Davi o próprio reinado de Israel. Em nossos dias, vemos muitos Absalões por aí, são filhos que não respeitam seus pais, que não tem amor e afeição por aqueles que lhe deu vida, que não preocupam com o futuro deles, mas querem somente estar bem, afinal, para o mundo, o que importa é ser feliz. Vemos que a Bíblia é tão atual para os nossos dias, como foi para os dias em que ela foi escrito. Como diz o Rei Salomão, não há nada novo debaixo do sol, tudo é repetido, inclusive os erros.

Sabemos que os erros de hoje são os mesmos erros do passado, mas qual seria o motivo por esses erros continuarem ocorrendo? Seria simplesmente um descaso dos filhos, ou os pais têm alguma responsabilidade sobre esses comportamentos? Através da história do rei Davi, podemos concluir que não é um mero descaso dos filhos, mas uma responsabilidade dos pais. Não estou querendo diminuir a responsabilidade de Absalão, mas o próprio rei Davi tem uma grande responsabilidade nas ações do seu filho.

1° – Porque Davi demonstrou que não sabia disciplinar os seus filhos – Vemos claramente isto quando Amnon abusou da sua irmã Tamar. Davi não repreendeu o seu filho mais velho, muito pelo contrário, foi omisso em sua disciplina.

2° – Não sabia apoiar e nem confortar os seus filhos – Quando Tamar foi abusada, não vemos Davi como pai confortando sua filha, muito pelo contrário, quem fez isto foi o próprio Absalão.

3° – Não deixava claro o que queria dos seus filhos e qual seria a função de cada um – Vemos isso após a sua morte, que o trono deveria ficar com seu filho Salomão, mas Adonias quase toma o reinado.

4° – Como homem religioso, não soube ensinar o temer de Deus para os seus filhos – O pior erro de Davi ao cuidar dos seus filhos foi esse, não ensinou o temor de Deus para eles. Davi é um grande homem, um homem religioso, conhecido por sua adoração, mas não ensinou os seus filhos a serem assim. Se o tivesse ensinado, com certeza Amnon não teria abusado da sua irmã e Absalão não tentaria usurpar o trono.

Esses quatros erros, ainda hoje são cometidos pelos pais, não sabem disciplinar seus filhos, nem apoiar ou confortar nos momentos precisos, não sabem mostrar o dever deles na sociedade e muito menos ser uma referência de pastor e homem cristão dentro da sua casa. Esses erros têm transformado os filhos de hoje em pessoas mimadas e rebeldes, que pensam que podem ter tudo o que querem e na hora que querem. Os pais de hoje ao invés de disciplinar e cuidar, oferecem de tudo, dinheiro, faculdade, roupas caras, carros, mas esquecem de serem pais, de estarem constantemente na educação de seus filhos, por isso, vemos uma sociedade com valores tão distorcidos e crianças tão vulneráveis a todo tipo de malícia. Davi era um homem segundo coração de Deus e teve esse problema em sua família, como podemos pensar que não importa o que façamos, nossos filhos serão diferentes? Não existe isto. Só teremos filhos diferentes se formos pais diferentes, sermos cristãos não faz ter filhos crentes. Nossos filhos só serão homens ou mulheres segundo o coração de Deus se nos importarmos com eles e os criarmos da forma que a Palavra de Deus nos ensina.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 126