Onde está o profeta de Deus?

Josafá, porém, perguntou: Não existe aqui mais nenhum profeta do Senhor a quem possamos consultar? O rei de Israel respondeu a Josafá: Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá. O rei não deveria dizer isso, Josafá respondeu.
1 Reis 22:7-8

Aqui vemos um diálogo do rei de Judá, Josafá, e do rei de Israel, Acabe. Ambos estavam preparando para sair a batalha contra um exército superpoderoso e gostariam de uma direção divina a respeito do ataque. Vários profetas, ou falsos profetas, já tinha profetizado a vitória dos reis contra o seu oponente, mas o rei Josafá, como era temente a Deus, pergunta se não existia alguma profeta do Senhor para ser consultado. Repare que quando ele pergunta se tem algum profeta do Senhor, a primeira letra está maiúscula, em algumas versões todo o nome fica com letras maiúsculas, isso quer dizer que o rei não está querendo saber se existe algum outro profeta qualquer de um deus qualquer, mas ele quer saber se não existe um verdadeiro profeta, um profeta de Deus, de Yahweh. Não é um profeta de qualquer deus, mas do verdadeiro Deus.

Somente filhos verdadeiros buscam profetas e profecias verdadeiras. Enquanto Acabe queria somente um resposta positiva, Josafá queria a resposta verdadeira que somente o Deus verdadeiro pode fornecer.

A resposta do rei Acabe foi que ainda existe um outro profeta que pode ser consultado, mas ele simplesmente odeia essa pessoa. Qual seria o motivo desse ódio do rei por um profeta? Será que o profeta utiliza de falsa profecia? Ou será que ele é um mentiroso? Ou um farsante? Que motivo um rei poderia odiar um profeta de Deus? Vemos a resposta no próprio texto bíblico: Acabe diz que odeia este profeta porque nunca profetiza coisas boas a seu respeito, mas somente coisas ruins. Já vimos que o rei Acabe era um rei terrível para a nação de Israel, era idolatra e aceitava a idolatria em toda a nação e simplesmente acha ruim quando um profeta do Senhor o exorta e não concorda com os seus atos. Infelizmente muitos tem se comportado como o rei Acabe, querem ouvir somente o que é do seu agrado, quando alguém o exorta e fala algo ao contrário, simplesmente deixam de ouvir ou abandonam a igreja ou ministério. São crentes mimados que não suportam a verdade.

Qual foi a resposta deste profeta para o rei Acabe? Continuando a leitura do capítulo 22 de segundo Reis vemos a resposta: “Porém Micaías respondeu: — Juro pelo Senhor, o Deus vivo, que eu falarei o que ele mesmo mandar!” 1Reis 22:14
O profeta não buscava honras e benefícios para eles mesmo, mas buscava dizer somente a vontade de Deus.

Através deste texto conseguimos extrair alguns tipos de comportamentos que um cristão pode ter:

1° comportamento – Da pessoa que não quer fazer nada sem a direção de Deus, para ela o que importa é ser direcionada pelo Espírito Santo;
2° comportamento – Da pessoa que quer fazer o que o seu coração manda e que quer a aprovação de Deus, não importando o que seja;
3° comportamento – Da pessoa que é boca de Deus e que só fala e faz aquilo que o Senhor ordena;
4° comportamento – Da pessoa que acha ruim quando é exortada pelo profeta do Senhor e tenta ocultar as palavras do profeta.

Resta saber agora, qual desses comportamentos teremos? Se é de uma pessoa temente e adoradora a Deus ou uma pessoa ímpia e sem temor a sua Palavra. Devemos escolher da maneira correta!

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 126