O valor da sabedoria

Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens. Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.
Provérbios 1:1-7

O livro de Provérbios, em sua maioria, foi escrito pelo rei Salomão, o homem mais sábio que já pisou nesta terra. Nele, o rei nos fornece vários conselhos para a nossa vida diária e nos ajuda a tomar as decisões corretas no decorrer da caminhada cristã.

A Bíblia e o livro de Provérbios nos exorta em vários momentos a buscarmos a sabedoria e dependermos dela para todos os nossos atos.

A sabedoria nos fornece uma compreensão da Palavra de Deus, nos ajuda a viver em disciplina e prudência. Instrui os jovens a andar de forma correta, com conhecimento e bom senso, por isso, e tantas outras coisas, é que devemos buscar a Sabedoria que vem de Deus e entender o seu valor.

Temos que entender que a Sabedoria somente pode vir de Deus: “Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.”
Provérbios 2:6

E que o temor a Deus é o princípio da Sabedoria: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.”
Provérbios 1:7

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.”
Provérbios 9:10

Que a Sabedoria é mais valiosa do que qualquer pedra preciosa ou objeto de valor: “Pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela.”
Provérbios 8:11

Que a Sabedoria é mais valiosa do que qualquer quantia financeira: “É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata!”
Provérbios 16:16

“A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui.”
Eclesiastes 7:12

Que a Sabedoria pode nos livrar dos maus caminhos: “A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas.”
Provérbios 2:12

E sabemos que quem é sábio, nunca acha que sabe o suficiente, muito pelo contrário, o sábio sempre busca mais sabedoria: “O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento.”
Provérbios 4:7

Como vimos, a sabedoria é a melhor amiga que podemos ter. Temos que conhecer o seu valor e entender que não há como ter uma vida próspera sem ela. E a verdadeira sabedoria somente pode vir de Deus, por isso, nada melhor do que seguir o conselho do nosso irmão Tiago que diz: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” Tiago 1:5

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 126