O que significa santificação?

Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.
1 Coríntios 6:9-11

Mais um termo bastante utilizado na Bíblia e principalmente nos escritos Paulinos. O que significa santificação ou ser santificado? Na bíblia, santificação é um estado de separação para Deus, todos os crentes entram neste estado quando são nascidos de Deus. Ocorre de forma progressiva, transformando o seu caráter para ser mais parecido com Jesus.

Já no dicionário, a palavra santificação significa adquirir qualidade de santo; Resultado final do processo de purificação do corpo e da alma; Estágio final de quem alcançou a libertação dos desejos e hábitos tidos como pecaminosos; Doutrina cristã que consiste do abandono total de hábitos e costumes da vida cotidiana que se constituem em pecados, que impedem a salvação da alma por ocasião da morte do corpo; Santidade plena obtida pela abstenção total dos atos que contradizem as doutrinas da religião cristã.

De fato, santificação é esse ato de nos separar das coisas do mundo, daquilo que desagrada a Deus e ser separado para as coisas de Cristo, daquilo que é a sua vontade. Precisamos entender também que a santificação não é apenas algo que ocorre quando nos convertemos, mas é algo que devemos buscar após a conversão. A santificação é progressiva, precisamos buscá-la diariamente. O autor de Hebreus nos informa que sem essa santificação, não poderemos ver a Deus: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14

Deus é santo, por isso, Ele nos exorta a vivermos uma vida em santidade: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo.” 1 Pedro 1:15-16
“Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” 1 Tessalonicenses 4:7

Devemos buscar a santidade, sermos santos, sermos separados para Deus, mas essa vontade de sermos santos não pode vir da nossa natureza, somente através do sacrifício de Cristo, quando o Espírito Santo veio fazer morada em nós que passamos a ter esse desejo: “Porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.” Hebreus 10:14

Conclusão

A santificação é algo progressivo na vida do Cristão, ele vai aperfeiçoando em uma vida em santidade e para um crente, ser santo não é uma opção, é uma obrigação, é um dever, até mesmo porque lemos em Hebreus que sem santidade não poderemos ver a Deus. Ser santo, significa ser cada vez mais parecido com Jesus, por isso, deve ser algo que busquemos sempre até a Sua volta. Ser santo é mais que um mandamento, é um estilo de vida do Cristão. Da mesma forma, que um atleta para ser vitorioso precisa treinar e praticar exercícios, nós como cristãos precisamos buscar essa santificação, buscarmos ser mais parecido com Cristo, ser imitadores dEle.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 126