O que significa Regeneração?

Mas, quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.
Tito 3:4-7

Regeneração é outro termo bastante utilizado nos escritos Paulinos, no artigo de hoje iremos falar sobre esse processo que ocorre na vida do cristão e que muitas vezes é mal compreendido.

Para iniciarmos, precisamos entender primeiramente o seu significado. Regeneração significa ação ou efeito de regenerar, reforma no sentindo de melhorar, uma renovação moral ou espiritual, que passou por um processo de reconstrução ou de reorganização, que foi reconstruído. Biblicamente falando, regeneração é quando experimentamos do novo nascimento. Quando nossa vida é totalmente transformada pela Palavra de Deus. Quando abandonamos as práticas do passado e vivemos a vida que Cristo tem para nós.

O melhor texto que podemos ter sobre essa regeneração é João capítulo 3, quando Nicodemos questiona a Jesus sobre os seus atos e ações. Jesus responde de forma simples dizendo que ninguém poderia ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos claramente não entende esse significado e Jesus traz a explicação dizendo que quem nasce da carne é carne e quem nasce do espírito é espírito. Ou seja, Jesus estava dizendo que o nosso nascimento natural através da barriga da nossa mãe não traz a salvação. O que nos leva a salvação é quando nascemos de Deus, quando entendemos que somos sua criação, que Ele se fez carne, habitou entre nós, morreu a nossa morte, ressuscitou ao terceira dia e que um dia Ele irá nos buscar. Quando aceitamos tudo isso, e pedimos a Deus que faça morada em nós, o Espírito Santo vem fazer morada e nos trazer essa regeneração, nos dar esse novo nascimento.

Esse processo de regeneração, de trazer uma reconstrução da nossa vida é como a santificação, ocorre gradualmente. O Espírito Santo pode até vir de forma definitiva em nossa vida, mas o trabalho que Ele irá fazer dentro de nós, nos reconstruindo, é progressivamente. Passaremos por reconstrução em nossa vida em todo tempo até a vida eterna.

Conclusão

Regeneração é um ato exclusivo que o Espírito Santo de Deus faz em nossas vidas. Nos modelando segundo a sua vontade, reconstruindo tudo que precisa ser feito. Nos fazendo ser cada dia mais parecido com Cristo. A morada do Espírito Santo em nossa vida é repentinamente e completa, mas o trabalho que Ele faz em nós é gradualmente. Em algumas pessoas de forma mais lenta e em outras de forma mais rápida. Essa variação é devido a nossa fome e busca pelo Senhor. Quanto mais buscarmos dEle, mais seremos transformados, quanto menos buscarmos, mais precisaremos de mudanças. Importante salientar aqui que essa reconstrução, homem nenhum pode realizar através da força do seu braço, somente o Espírito de Deus pode realizar, é obra divina. Somente conseguiremos entender claramente a redenção, santificação, justificação, reconciliação e a glorificação, a partir do momento que experimentamos a regeneração. Digamos que é o primeiro passo da vida do cristão. Não seremos crentes, até nascermos de novo. Podemos até nos considerar evangélicos, mas nunca seremos discípulos de Cristo sem esse processo em nossa vida. É por isso, que Jesus disse: é necessário que vocês nasçam de novo.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Sérgio Luiz
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 137