O que significa Glorificação?

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.
Romanos 8:29-30

Glorificação na Bíblia tem dois significados, o estado final que teremos na vinda de Cristo, e no sentindo de dar glória a algo ou a alguém. O que iremos tratar neste artigo é referente ao primeiro significado.

Sendo assim, glorificação é quando Deus remove por completo o pecado da vida dos santos no estado eterno. A melhor explicação da glorificação está no texto do apóstolo Paulo aos Coríntios: “Eis que eu digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é mortal de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: A morte foi destruída pela vitória.” 1 Coríntios 15:51-54

Glorificação é isto que o apóstolo Paulo nos disse, quando nós que temos corpos mortais e corruptíveis, nos revestirmos de imortalidade e incorruptibilidade. Em vez de sermos mortais sobrecarregados com a natureza pecaminosa, seremos transformados em imortais santos com acesso direto e irrestrito à presença de Deus, e vamos gozar da sagrada comunhão com Ele por toda a eternidade.

Quem terá o corpo glorificado?

Vimos que teremos um corpo glorificado na vida eterna, mas, fica uma pergunta, quem terá esse corpo glorificado? São os que foram redimidos por Cristo, que foram justificados, santificados e reconciliados por Ele. Exatamente aquilo que estudamos nos artigos anteriores. Somente uma pessoa que conhece a Jesus, que reconhece o seu sacrifício e O aceita, que poderá ter o corpo glorificado quando Ele vier buscar a sua igreja. É um ato exclusivo para os salvos, para os que terão uma morada eterna na nova Jerusalém. Não podemos buscar essa glorificação se não acreditamos no nascimento, morte e ressurreição do nosso Senhor e Salvador.

Quando será essa glorificação?

Após a pergunta sobre quem terá o corpo glorificado, pode surgir uma outra sobre quando será essa glorificação? Conforme o texto do apóstolo Paulo em sua carta aos coríntios, essa transformação ocorrerá somente quando a trombeta tocar, ou seja, quando Cristo vier buscar a sua igreja, quando é dito que não haverá mais dor e nem mais choro. Algumas pessoas pregam que podemos buscar essa glorificação na terra, mas ela não pode ser alcançada enquanto todas as promessas bíblicas se cumprirem, e a última promessa é exatamente a vinda de Cristo para buscar a sua noiva.

Conclusão

Quando falamos sobre a santificação, vimos que ela é progressiva, que buscamos a santificação diariamente com os nossos atos e ações. Já a glorificação é totalmente diferente, será algo que ocorrerá uma única vez e de forma instantânea, conforme o próprio texto do apóstolo Paulo nos diz, num abrir e fechar de olhos. Será algo que teremos para vivermos a eternidade com Deus. Ele sendo santo não pode ver algo que é corrupto, dessa forma, nossos corpos serão glorificados, serão transformados em corpos incorruptíveis para podermos habitar com Ele eternamente.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 126