O que significa Redenção?

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
Colossenses 1:13-14

Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 3:23-24

Em ambos os textos acima vemos uma palavra-chave sendo repetida: Redenção. Esse termo é muito repetido em toda a Bíblia, principalmente nos escritos paulinos. Mas, o que significa esse termo? No dicionário, redenção é o ato ou efeito de redimir ou remir, que significa libertação, reabilitação, reparo, salvação. É o ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro.

Já em sua etimologia, a palavra redenção tem suas origens no latim e significa, literalmente, comprar de volta. A palavra em latim é REDEMPTIO, que, por sua vez, é originada da palavra REDMERE. Enquanto o “RE” traz a ideia de “novamente”, a parte “EMERE” significa “obter, comprar ou ganhar”.

Essa palavra era utilizada em duas situações:

1° – Na libertação de escravos – quando você queria libertar um escravo, você pagava o preço devido a ele para o seu senhor, após o pagamento, você poderia libertá-lo ou utilizá-lo como escravo. Assim que o pagamento era concluído, o pagante tornava-se o redentor daquele escravo, ou seja, ele o resgatou e o tirou do cativeiro.

2° – No resgate do parente próximo – pela lei de Israel, quando uma mulher ficava viúva, o irmão do seu marido, deveria assumir a responsabilidade pela sua cunhada, deveria casar-se com ela e lhe dar filhos para que a descendência do seu irmão não morra. Quando não existiam irmãos do falecido marido, o parente mais próximo tinha esse obrigação e quando ele tomava a viúva como esposa, ele era o seu redentor ou resgatador. Foi exatamente essa situação que ocorreu com Rute, quando Boaz toma ela por mulher, ele torna-se o seu resgatador e redentor.

Quando a Bíblia diz que Jesus é nosso redentor, ela está dizendo que tanto Jesus foi aquele que nos libertou do jugo de uma escravidão do pecado, como ele é o nosso parente mais próximo que irá nos resgatar. Ao morrer por nós na cruz, Cristo nos libertou e pagou o preço que deveríamos ter pago. Ele derramou o seu sangue por nós, para que nós não precisássemos pagar esse preço. Ele nos libertou e nos adquiriu, não para vivermos uma vida novamente escravizada pelo pecado, mas sermos livres mediante a sua graça.

Outros significados para redenção

Redenção refere-se não somente a essa libertação de Cristo pela sua igreja, mas também sobre o grande dia que chegará quando Ele vier buscar a sua noiva, conforme é dito pelos versículos a seguir:

“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30

“E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.” Romanos 8:23

Conclusão

Concluímos que redenção é o sacrifício que Cristo fez por nós para nos trazer libertação. Ele nos deu vida e nos adquiriu por um preço que nunca poderíamos ter pago. Ele nos comprou pelo seu sangue derramado numa cruz. Foi moído por conta dos nossos pecados e por isso, hoje somos livres. Mas, nossa liberdade não é para ser usada de qualquer maneira, afinal Cristo não só nos libertou, mas nos adquiriu, então nossa liberdade é feita para agradarmos aquele que deu tudo por nós. Ele é tanto o nosso redentor na terra, como será o nosso redentor quando vier nos buscar. Não seremos mais órfãos, nem viúvos, mas seremos inseridos em sua família. Como é bom sabermos que pertencemos a família de Deus, não há nada e nem melhor presente do que a sua redenção e adoção. No Antigo Testamento era preciso derramar sangue de animais para buscarmos uma redenção, mas ela era temporária, precisava ser feita constantemente, Cristo é a nossa única redenção e como diz o autor aos Hebreus, essa redenção é eterna: “Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Lugar Santíssimo, de uma vez por todas, e obteve eterna redenção.” Hebreus 9:12

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 126