O que significa nascer de novo?

Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais milagrosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”. Em resposta, Jesus declarou: “Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!” Respondeu Jesus: “Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
João 3:1-6

Vemos no texto acima, que Nicodemos, um grande estudioso da época, chega até Jesus com uma pergunta. Jesus responde somente com: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. Uma resposta inesperada para esse doutor da Lei. Ele pensa, que sendo velho, não poderia voltar para dentro da barriga de sua mãe e experimentar esse novo nascimento. Mas, Jesus novamente responde que o nascimento que Ele disse, não tem nada a ver com o nascimento natural, mas, do espiritual.

O que seria então esse novo nascimento?
O novo nascimento é um ato exclusivo de Deus na vida do homem, transformando sua inclinação ao mal em uma disposição para fazer o bem, capacitando-o através do Espírito Santo a fazer aquilo que é correto diante dEle. Em resumo, novo nascimento é ser transformado de pecador para filho amado de Deus. Na Bíblia, vemos o termo regeneração para significar esse processo. Tanto novo nascimento, quanto regeneração são sinônimos e querem dizer a mesma coisa, esse processo de metanoia, ou seja, de mudança de mentalidade e comportamento, que o cristão experimenta quando converte. A própria palavra conversão também tem esse sentindo, de mudar o rumo, de mudar a rota que estava para a rota de Deus.

Qual o significado de regeneração?
Segundo o dicionário regeneração pode significar:
– Ação ou efeito de regenerar ou regenerar-se;
– Reforma no sentindo de melhorar, renovação moral e espiritual;
– Que passou por um processo de reconstrução ou de reorganização; reconstruído.

Regeneração é esse ato de mudança de vida, de querermos abandonar a vida de pecado e viver uma vida de santidade. É uma renovação moral e espiritual, um processo de reconstrução do nosso eu. Como diz o apóstolo Paulo em 2 Coríntios 5, é ser uma nova criação, uma nova pessoa. O apóstolo nos explica claramente que essa regeneração não é um ato meritório, mas, devido a misericórdia de Deus: “Mas, quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.”
Tito 3:4-7

A nossa condição sem o novo nascimento:
Gosto muito de um texto do pastor batista John Piper, que ele cita 10 explicações bíblicas sobre a nossa condição sem o novo nascimento e porque ele é tão necessário:

1° – Sem o novo nascimento, nós estamos mortos em delitos e pecados (Efésios 2:1-2).
2° – Sem o novo nascimento, nós somos, por natureza, filhos da ira (Efésios 2:3).
3° – Sem o novo nascimento, nós amamos as trevas e odiamos a luz (João 3:19-20).
4° – Sem o novo nascimento, nossos corações são duros como pedra (Ezequiel 36:26, Efésios 4:18).
5° – Sem o novo nascimento, nós somos incapazes de nos submeter a Deus ou de agradar a Deus (Romanos 8:7-8).
6° – Sem o novo nascimento, nós somos incapazes de aceitar o evangelho (Efésios 4:18; 1 Coríntios 2:14).
7° – Sem o novo nascimento, nós somos incapazes de vir a Cristo ou recebê-lo como Senhor (João 6:44, 65; 1 Coríntios 12:3).
8° – Sem o novo nascimento, nós somos escravos do pecado (Romanos 6:17).
9° – Sem o novo nascimento, nós somos escravos de Satanás (Efésios 2:1-2; 2 Timóteo 2:24-26).
10° – Sem o novo nascimento, nenhum bem habita em mim (Romanos 7:18).

Conclusão:
Vemos as igrejas atualmente cada vez mais cheia de pessoas vazias. Pessoas que seguem uma religião e não seguem a Cristo. São membros de uma denominação, mas ainda não nasceram de novo. Membros que estão no ministério simplesmente por fama, para aparecer para outras pessoas e não por aquilo que Cristo fez por nós na Cruz. Precisamos urgentemente de cristãos sinceros, que amam a Deus, que buscam fazer a vontade dEle. Filhos e filhas que nasceram de novo e amam a casa de Deus, não pelo que ela pode oferecer, mas pelo que podem fazer por ela e por nossa geração. Somente através da regeneração do Espírito Santo, podemos experimentar esse novo nascimento, e somente através dele que iremos ter a nossa vida transformada. A religião realmente aprisiona, como alguns dizem. Mas, não devemos seguir uma religião, e sim, a Cristo. É Ele que nos traz liberdade, mas só seremos verdadeiramente livres, quando O conhecermos, quando nascermos de novo. E como o próprio Jesus disse: “Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. João 3:3

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz
Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.
Artigos: 30