O que é idolatria?

Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
Êxodo 20:4-6

Já vimos anteriormente, quando fizemos um estudo sobre os dez mandamentos, que o segundo mandamento é contra qualquer ídolo que venhamos criar. Mas, o que de fato é a idolatria, e porque é um mal tão perigoso para o cristão?

Significado de idolatria:

No dicionário a palavra idolatria significa ação de cultuar ídolos; o culto que se faz aos ídolos. Culto prestado ao que não é um deus. Na Bíblia fala que idolatria é também cultuar a Deus de modo impróprio ou incorreto.

Por isso, há diversos versículos que nos exortam a fugirmos da idolatria como o texto de 1 Coríntios 10:14: “Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.”

Outros tipos de idolatria:

Falamos que idolatria é cultuar ídolos, e será que somente cometemos esse pecado quando estamos fazendo imagens de esculturas? Muitos pensam que sim, mas existem outras formas de criar ídolos, na verdade nosso coração é uma fábrica de ídolos, como já dizia o teólogo João Calvino. Podemos ser enganados pelas nossas emoções e motivações e criar ídolos constantemente em nossa vida.

A Bíblia mesmo no exorta que até a ganância é uma idolatria: “Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.” (Colossenses 3:5)
Vivemos no século XXI em que o capitalismo toma conta das pessoas e deixa elas gananciosas por conquistas e riquezas, e o apóstolo Paulo nos apontou que isso é um tipo de idolatria.

Não somente a ganância, mas a arrogância também é uma idolatria, conforme o texto de 1 Samuel 15:23: “Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”. No contexto deste texto de 1 Samuel, temos Saul, o primeiro rei da nação de Israel, ele tinha acabado de voltar de uma grande vitória de uma batalha com os seus inimigos. Como toda vitória, precisava ser comemorada, haveria festas e sacrifícios realizados pelos profetas. Mas, nessa ocasião em especial, não deveria haver festas e nem sacrifícios, pois o rei desobedeceu uma ordem direta de Deus e por isso, o profeta Samuel foi até a ele para confrontá-lo. Samuel disse que ele foi arrogante, em outras versões traz a palavra orgulho, e que essa atitude dele era uma idolatria. Saul tinha tudo, fama, riquezas, tinha inicialmente o controle da nação, mas tudo isso virou sua ruína quando deixou que o orgulho e a arrogância o levasse a um caminho de idolatria e fora da dependência de Deus. Saul passou a acreditar mais nas suas experiências, do que na vontade de Deus e acabou se tornando um idólatra.

É isso que a idolatria faz, nos tira do foco que é Deus e nos guia por caminhos tortuosos.

Como vencer a idolatria:

Só existe uma fórmula de vencer a idolatria, ela está escrito no texto de Marcos 12:30: “Amarás, portanto, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.”

Conclusão:

A Bíblia deixa claro que a idolatria são obras da carne e que os idólatras não herdarão o reino de Deus:

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gálatas 5:19-21

“Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.” Efésios 5:5

“Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.” Apocalipse 22:15

Por isso, devemos fazer como o salmista disse, pedir a Deus para sondar o nosso coração, verificar se tem algum caminho tortuoso, para nos corrigir e andarmos corretamente. Precisamos limpar as nossas mentes e coração de tudo aquilo que não vem de Deus, nos purificar de qualquer ídolo que pode estar brotando raízes em nosso coração, seja ele qual for, ganância, arrogância, orgulho, riquezas, todos precisam ser arrancados de nossa vida para vivermos a vida que Deus tem para nós.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 126