Jesus, O Exemplo de Ovelha Muda

Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.
Isaías 53:7

Jesus é um exemplo para nós em várias situações, mas um dos principais exemplos que Ele nos deixou, foi a de ovelha muda. Precisamos entender, que ovelha muda aqui não é ficar calado em qualquer situação. Até mesmo porque, Jesus não se calou em toda situação. Vemos Jesus confrontando os fariseus, os saduceus e qualquer religioso que aparecia para confrontá-lo em sua religião. Jesus não apenas sabia defender a sua fé, como a fez por diversas vezes. Mas, não vemos Jesus tentando se defender de acusações mentirosas. Muito pelo contrário, quando ouvia acusações falsas contra Ele, não rebatia, não tornava-se orgulhoso e nem buscava a autodefesa. Ele simplesmente calava-se.

Esse é um dos maiores exemplos que temos de Jesus. Ele sabia quem era em Deus e por isso, não precisava se explicar para pessoas que não o entendiam. Dessa mesma forma, nós como cristãos devemos agir. Não digo que devemos aceitar calúnias e difamações contra nós, mas se falar contra a nossa fé e contra a nossa crença, devemos nos calar, ser como Jesus e deixar que falem de nós. Afinal, o apóstolo João nos afirma em sua primeira carta que temos um intercessor ou um advogado que pede por nós: “Meus filhinhos, escrevo a vocês estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” 1 João 2:1

Este intercessor não apenas pede quando cometemos algo errado, mas quando também somos injuriados por outras pessoas.

Precisamos aprender com essa simplicidade de Jesus, não apenas porque este é um ato nobre. Mas, porque muitas vezes nem sequer chegamos ao sofrimento que Jesus teve por nós, mas, reclamamos como ninguém que verdadeiramente é perseguido reclama. Vivemos no mundo que reclamar é mais do que casual. Reclamamos por diversos motivos, por um produto errado, por uma compra errada, por um mal atendimento, até mesmo ocasionado por nós. Enfim, nosso mundo capitalista nos permite reclamar de todas as coisas. Temos até vários canais exclusivos para reclamação, por exemplo, o Fale Conosco, o SAC, a Ouvidoria ou até mesmo o Reclame Aqui.

Todos esses exemplos não são o que Cristo nos deu, mas exemplos que seguimos da nossa cultura que estamos inserido. Já o exemplo do cristão é andar na contramão do mundo, é ser a diferença no contexto que estamos inseridos.

O apóstolo Paulo afirma em Filipenses que a nossa atitude deve ser a mesma de Cristo Jesus. Uma atitude de entrega, de doação voluntária, de submissão a vontade de Deus, de esvaziar da nossa vontade para viver a vontade dEle. Será que podemos dizer que estamos seguindo a atitude de Cristo? Ou estamos seguindo as nossas atitudes? Que esse exemplo de Jesus, sirva para nós, para que possamos verdadeiramente ser sal e luz desta terra e da nossa geração.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 126