As características de um bom líder

Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo. Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo.
1 Timóteo 3:1-7

As cartas de Paulo à Timóteo, juntamente com a carta de Tito, são chamadas de Cartas Pastorais. Devido ao seu conteúdo e de ter escrito numa espécie de um líder para os seus liderados. Nelas, são fornecido instruções para a liderança e de como devemos nos comportar na casa de Deus. Há vários ensinamentos importantes, tanto para a época de Paulo, como para os nossos dias. Hoje, quero trazer as características que Paulo menciona que são necessário para Timóteo atribuir alguém há um cargo de liderança e que servem claramente para os dias atuais.

O primeiro relato que o apóstolo Paulo traz no texto é o desejo que alguém possa ter sobre a liderança (algumas versões fala episcopado). O apóstolo diz que esse desejo é algo nobre, mas apenas o desejo não irá levar a lugar nenhum, o líder ou pastor, ou bispo, ou presbítero, seja qual for o nome que sua igreja chame, precisa ter certas características:

1° – Irrepreensível – uma pessoa irrepreensível é aquela que não há culpa, que não está exposta a ataques, é aquela que você pode até procurar algo para culpá-la, mas não a encontrará.

2° – Marido de uma só mulher – nos tempos do apóstolo e principalmente em um contexto pagão, era comum um homem ter mais de uma mulher. Mas, para um líder esse não é o padrão bíblico. O homem não pode ter mais de uma mulher, e isso inclui o adultério e o divórcio impensado. Não quero entrar em polêmica a respeito do divórcio, mas, tem muitos hoje que casam-se 1, 2, 3 e até 4 vezes. Isso só mostra como a pessoa não entendeu o significado do matrimônio e que ela não tem perfil para exercer um cargo de liderança.

3° – Moderado – um líder moderado é aquele que age com prudência, que é vigilante. O termo moderado no original grego é a palavra nefalios, que significa uma pessoa que permanece fisicamente e psicologicamente em harmonia. Quão é difícil hoje encontrar uma pessoa equilibrada, que não é uma montanha russa em sua emoções.

4° – Sensato – um líder sensato é aquela pessoa que age com cautela, com prudência, que não toma atitudes no calor da emoção.

5° – Respeitável – um líder precisa ser respeitado pelos irmãos, e um líder só será respeitado se ele também souber respeitar as pessoas, é uma via de mão dupla.

6° – Hospitaleiro – a hospitalidade era muito importante num contexto em que não existiam tantas pousadas ou hotéis naquela época e quando tinham, muitas vezes o valor era um pouco inacessível. Por isso, não apenas o apóstolo Paulo, como nosso Senhor Jesus nos ensinou sobre ser hospitaleiro, saber receber os estrangeiros bem em nossa casa, principalmente aqueles que são irmãos em Cristo.

7° – Apto para ensinar – se formos reparar nas características de uma boa liderança, somente essa, a capacidade intelectual para ensinar é uma característica intelectual, todas as outras são características morais. Isto, nos mostra, como é muito mais importante o nosso caráter do que o nosso conhecimento, pois o conhecimento é adquirido, mas o caráter é a nossa personalidade que foi moldada no decorrer da nossa vida. Uma boa liderança precisa ter uma didática, mas muito mais precisa ter um caráter aprovado.

8° – Não deve ser apegado ao vinho nem violento – vivemos em uma sociedade cada vez mais apegada a bebidas alcoólicas e muitas das pessoas violentas dizem que a violência vem após um gole de bebida, que antes eram pessoas doceis e pacíficas. Isto, apenas nos mostra, como deixamos o vício nos levar e tentamos encobrir a nossa falta de caráter em um copo de bebida.

9° – Amável – um líder precisa ser uma pessoa amável, agradável. Alguém que todos queiram ficar perto, caso contrário, será um líder de 0 pessoas.

10° – Pacífico – o líder precisa ser um apaziguador, uma pessoa tranquila, que não gosta e nem procura conflitos. O bom líder é uma pessoa inimiga de contendas.

11° – Não apegado ao dinheiro – o bom líder não pode ser uma pessoa avarenta, ele precisa ajudar os outros irmãos não apenas no campo do conhecimento, mas muitas vezes financeiramente.

12° – Deve governar bem a sua própria família – um líder antes de fornecer exemplo para os que estão dentro da igreja, precisa ser um exemplo dentro da sua própria casa. Jesus nos ensinou que não adianta salvar todos e perder a nossa própria vida, ou até mesmo a nossa própria casa. O nosso ministério começa primeiro dentro de casa, para depois começar na casa do Pai.

13° – Não deve ser recém-convertido – o líder nunca pode ser recém-convertido, primeiro que o principiante ainda é imaturo, segundo, como o apóstolo Paulo nos exorta, ele pode tornar-se soberbo e cair na mesma condenação do Diabo.

14° – Ter uma boa reputação perante os de fora – ou seja, o líder precisa ter um bom testemunho. Existe uma máxima que caráter é aquilo que eu sou quando ninguém está olhando, e reputação é aquilo que eu sou quando todos estão olhando. O líder não deve ter apenas um caráter aprovado, mas uma reputação aprovada. As pessoas devem olhar para a sua liderança e admirá-la como uma pessoa que busca constantemente ser como Jesus.

Conclusão:

Essas são as características que o apóstolo Paulo, sob a direção de Deus, nos ensina que são necessárias para uma boa liderança. A questão agora não é se almejamos a liderança de algo, o que importa é perguntarmos, temos essas características? Se não temos, devemos nos perguntar como fazemos para nos tornamos um líder segundo o coração de Deus.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 126