No dia em que se completaram três meses que os israelitas haviam saído do Egito, chegaram ao deserto do Sinai. Depois de saírem de Refidim, entraram no deserto do Sinai, e Israel acampou ali, diante do monte. Logo Moisés subiu o monte para encontrar-se com Deus. E o Senhor o chamou do monte, dizendo: “Diga o seguinte aos descendentes de Jacó e declare aos israelitas: Vocês viram o que fiz ao Egito e como os transportei sobre asas de águias e os trouxe para junto de mim. Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal entre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas”.
Êxodo 19:1-6
A quinta aliança que iremos estudar é a aliança Mosaica, essa aliança é a que mais difere das demais, primeiro porque não foi confirmada diante de um único momento, mas em diversos momentos e ocasiões. Segundo, que não é citado o nome aliança em si, mas o seu aspecto mostra que foi uma aliança de Deus com Moisés e com aqueles que saíram do cativeiro egípcio. Essa aliança é mostrada de forma oculta através dos dez mandamentos e das diversas leis que Deus trouxe para o povo israelita.
Ela é uma aliança condicional feita entre Deus e a nação de Israel no Monte Sinai. Às vezes é chamada de aliança do Sinai, mas mais frequentemente refere-se a ela como a aliança mosaica, uma vez que Moisés era o líder de Israel escolhido por Deus para aquele tempo. A condição dessa aliança está atrelada a obediência dos israelitas a toda a Lei que Deus deixou para o povo.
Ao entender as diferentes alianças na Bíblia e suas relações entre si, é importante entender que a aliança mosaica difere significativamente da aliança Abraâmica e das alianças posteriores por ser condicional. Se Israel for obediente, Deus os abençoará, mas se desobedecerem, Deus os punirá. As bênçãos e maldições associadas a esta aliança condicional são encontradas em detalhes no livro de Deuteronômio no capítulo 28. Lá vemos claramente essa condição do povo de Israel.
A aliança mosaica é especialmente significativa porque nela Deus prometeu fazer de Israel um “reino de sacerdotes e nação santa” conforme lemos no verso 6 acima. A lei mosaica revelaria às pessoas a sua pecaminosidade e a necessidade de um Salvador, e é essa lei que o próprio Cristo disse que não veio abolir, mas cumprir.
A aliança mosaica também é conhecida como a antiga aliança pelo autor de Hebreus e foi substituída pela nova aliança em Cristo. Nos próximos dias iremos estudar a nova aliança e poderemos entender mais de como essa aliança era apenas a sombra daquela que viria.
Que a aliança mosaica sirva para nos lembrar não da legalidade e da religião, mas daquilo que devemos fazer para agradar ao coração de Deus.