Cuidado com o legado que você tem deixado para a sua família

Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim. Disse ela: “Com o auxílio do Senhor tive um filho homem”. Voltou a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele. Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor. Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. O Senhor disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”. Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: “Vamos para o campo”. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Então o Senhor perguntou a Caim: “Onde está seu irmão Abel?” Respondeu ele: “Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?” Disse o Senhor: “O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando.
Gênesis 4:1-10

Neste texto, vemos a história da primeira família formada na terra. Vemos que Eva engravidou e deu à luz a Caim e depois a Abel. Caim era agricultor e Abel pastor de ovelhas. Num determinado dia, Caim resolveu trazer uma oferta ao Senhor e Abel da mesma forma. Deus agradou de Abel e da sua oferta, mas não aceitou Caim e nem sua oferta. Não quero focar aqui em qual era a oferta de Abel e qual era a de Caim, mas naquilo que era a motivação deles. Deus quando aceita a oferta de Abel não aceitou somente a sua oferta, mas o próprio Abel e quando rejeita a oferta de Caim, o texto disse que rejeitou Caim e sua oferta. O que nos leva a crer que a motivação de Caim não era voltada para o Senhor como foi a de Abel. Conseguimos até concluir mediante o comportamento de Caim. O texto também nos informar que ele se enfureceu e ficou com o semblante mudado no seu rosto. Deus como um Pai, ainda avisa à Caim que ele deveria ter domínio próprio da sua vida e não deixar que o pecado o dominasse, pois sempre vai estar a porta querendo conquistá-lo. O resultado foi que Caim matou o seu irmão e quando foi questionado por Deus sobre o que fez, simplesmente respondeu de forma rude.

Todo esse comportamento que Caim teve nos mostra que o interesse dele não era agradar a Deus, se fosse teria mudado sua atitude após a primeira correção. Mas, o que ele queria, era fazer as coisas do seu jeito e receber a aprovação de todos. Dessa mesma forma, muitos hoje tem agido, tem se preocupado com a aprovação das pessoas, ao invés de cuidar da motivação do coração. Esse foi o mesmo erro do rei Saul (1 Samuel 15), ele não se preocupou com as ordens de Deus, ele queria mesmo era fazer sacrifícios para mostrar para a nação que ele era importante.

Ao continuarmos lendo o texto bíblico, vemos que a atitude de Caim não só afetou a sua vida e o seu relacionamento com Deus, mas afetou também os seus descendentes. Ele deixou um legado negativo e que influenciou as suas gerações. Vamos ler o texto a seguir: “Caim teve relações com sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Enoque. Depois Caim fundou uma cidade, à qual deu o nome do seu filho Enoque. A Enoque nasceu Irade, Irade gerou a Meujael, Meujael a Metusael, e Metusael a Lameque. Lameque tomou duas mulheres: uma chamava-se Ada; a outra, Zilá. Disse Lameque às suas mulheres: “Ada e Zilá, ouçam-me; mulheres de Lameque, escutem minhas palavras: Eu matei um homem porque me feriu, e um menino, porque me machucou.”
Gênesis 4:17-19,23

No texto acima, vemos dois nomes conhecidos na Bíblia, Lameque e Enoque, não devemos confundir esses dois com os da descendência de Sete, que é retratado no capítulo 5 de Gênesis. Inclusive Enoque (da geração de Sete), foi o primeiro homem arrebatado na Bíblia. Já os da descendência de Caim não tiveram boa reputação, muito pelo contrário, vemos no texto que Lameque foi o primeiro bígamo da Bíblia ao casar-se com duas mulheres e ainda seguiu o caminho do seu antepassado ao assassinar pessoas. A partir dessa geração o assassinato tornou-se algo comum, começaram a aumentar a criminalidade e a imoralidade até chegar nos tempos do dilúvio em que Deus quis eliminar aquela geração de pessoas e “limpar” a corrupção do mundo.

Este texto nos deixa um exemplo do que aquilo que fazemos em nossa vida muitas vezes não interfere somente a nós, mas também a quem está ao nosso redor, aos nossos filhos e a nossa descendência. Cabe a cada um de nós, deixar um legado de integridade, honra, respeito e temor a Deus para a nossa família e aqueles que irão vir depois de nós. A linhagem de Caim foi sempre conhecida por ser uma linhagem ímpia. Qual tipo de vida você quer ter? E que tipo de recado você quer deixar para seus filhos, netos, bisnetos e toda a sua descendência? Os nossos comportamentos agora irão moldar o futuro deles. Então, busque fazer o melhor, fazer o que é correto aos olhos de Deus, a está com os olhos voltados para Ele e Sua Palavra.

avatar
Sérgio Luiz
Amante por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar.

Related Articles

Siga também

0FãsCurtir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles