Como saber se já tenho o Espírito Santo em mim?

Essa é uma dúvida que muitos têm, e se perguntam: será que já tenho o Espírito Santo dentro de mim? Como saber se já fui batizado por Ele? Qual a comprovação? Será que o dom de línguas é um dos sinais do batismo do Espírito Santo? E por aí vai muitas e muitas perguntas e questionamentos que fazemos a nós mesmos e aos outros sobre o Espírito Santo. Quero hoje te ajudar a tirar essas dúvidas e trazer uma certeza para você, baseado na Bíblia, se você já tem o Espírito Santo.

1° Evidência do Espírito Santo em nós – Convicção do pecado:
Mas eu afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
João 16:7-8
A primeira evidência da obra do Espírito Santo em nós é a convicção do pecado. Antes da nossa conversão, cometíamos pecados que para nós eram normal e não nos causava dor nenhuma. Hoje, se cometermos os mesmos pecados de outrora, vem imediatamente um aperto em nosso coração, nos apontando que aquilo é um erro. Antes não tínhamos esse reconhecimento do pecado e hoje através da Sua obra em nós, podemos ter.

2° Evidência do Espírito Santo em nós – Os frutos do Espírito:
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
Gálatas 5:22-24
A segunda evidência da obra do Espírito Santo em nós são os frutos do espírito. Ao analisar as características dos frutos citadas pelo apóstolo Paulo, vemos que todos eles são características internas e não externas. Mostra o nosso caráter e não aquilo que fazemos para Deus. Claro que servir na obra também são frutos, mas, nem todo mundo que serve na obra são verdadeiramente cheio do Espírito Santo. Os maiores frutos são demonstrados quando ninguém está nos vendo.

3° Evidência do Espírito Santo em nós – Conhecer a vontade de Deus:
Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!
Mateus 7:21-23
A terceira evidência da obra do Espírito Santo em nós é conhecer o próprio Deus. Vemos no texto acima que Jesus diz, que muitos irão dizer que pregaram, profetizaram, expulsaram demônios, realizaram milagres, mas, tudo isso foi em vão. Porque o próprio Jesus disse que Ele nunca os conheceu. Fazer a obra sem entendimento ou de forma errada sem conhecer o autor da obra é em vão. Não quero dizer que devemos ficar de braços cruzados e esperar a volta de Cristo. Mas, o que quero dizer, é que se não conhecermos o autor da obra não adianta o que iremos fazer, porque será como a Bíblia diz, apenas trapos de imundícia (os panos utilizados no período menstrual da mulher, ou ainda os panos usados por leprosos para limpar as feridas, ou seja, apenas pano sujo). Precisamos primeiro conhecer a Deus, e para conhecê-lo precisamos voltar para a Sua Palavra e para a vida de oração. Somente após conhecer o Deus da obra é que podemos realmente realizar a obra da forma certa e que está de acordo com a Sua vontade.

4° Evidência do Espírito Santo em nós – Andar na luz:
Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
1 João 1:5-6
A quarta evidência da obra do Espírito Santo em nós é andarmos na luz. Andar na luz significa que iremos andar na verdade que é Cristo, longe da escuridão e de tudo que é oculto. Longe das trevas e daquilo que nos afasta de Deus. O Salmista diz que a lâmpada para os meus pés é a tua Palavra. A Palavra de Deus é a maior luz que poderemos ter, e se andarmos nela, andaremos sempre na luz.

5° Evidência do Espírito Santo em nós – Possuir o maior dom:
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.
1 Coríntios 13:1-3,13
A quinta evidência da obra do Espírito Santo em nós é possuirmos o maior dom que é o amor. Paulo quando escreve essas palavras, estava escrevendo para uma igreja que queria disputar qual era o maior dom e qual era o nível de importância de cada um. Sua resposta não foi tão agradável para aqueles que faziam de algo maravilhoso, uma briga entre irmãos. Ele simplesmente disse que por mais que eu fale em línguas dos homens ou anjos, que profetize, conheça todos os mistérios, que tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver o maior dom que é o amor, tudo isso é nada, é somente um prato que retine, ou seja, somente barulho.

Conclusão:
Quero finalizar nesses cincos tópicos, sei que há mais para dizer, há outras evidências que não citei aqui, mas, essas são umas das principais e que conseguimos identificar rapidamente em nós. Como já vimos, a evidência do Espírito Santo em nós, tem muito mais da transformação interna, do que a externa. Primeiro, Ele muda nosso interior, para depois mudar nosso exterior. Primeiro, Ele muda nosso caráter, para depois a nossa reputação ser mudada. Primeiro, Ele muda o nosso relacionamento com Deus, para depois mudar o que fazemos para Deus. Ele nos traz a convicção do pecado, traz os frutos do Espírito para a nossa vida, faz conhecermos a vontade do Pai, nos ensina a andarmos na luz e nos mostra como ter um amor incondicional, o mesmo amor que Cristo teve por nós ao entregar-se numa cruz.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz
Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.
Artigos: 30