1° Mandamento – Não terás outros deuses

E Deus falou todas estas palavras: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim.
Êxodo 20:1-3

No último artigo, abordamos sobre a pergunta “Devo obedecer a toda a Lei de Deus?”, vimos na ocasião que existem três tipos de leis no Antigo Testamento: as civis ou judiciais, as cerimoniais ou religiosas e as morais. Vimos também, que para a igreja de hoje, as duas primeiras leis já foram revogadas, ou seja, perderam a sua validade, e hoje devemos seguir a terceira lei, que é a que fala sobre a nossa moralidade. Para falar sobre essas leis, iremos fazer uma série de mensagens sobre os dez mandamentos.

O que Jesus disse sobre os mandamentos:

Para iniciarmos, quero citar a fala de Jesus sobre esses mandamentos: “Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram. Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. Mateus 22:34-40

Jesus não mudou os dez mandamentos, Ele apenas os dividiu em dois pontos:

Jesus divide os dez mandamentos em apenas dois
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. 1° Mandamento – Não terás outros deuses além de mim.
2° Mandamento – Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto.
3° Mandamento – Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus.
4° Mandamento – Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus.
Ame o seu próximo como a si mesmo. 5° Mandamento – Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
6° Mandamento – Não matarás.
7° Mandamento – Não adulterarás.
8° Mandamento – Não furtarás.
9° Mandamento – Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10° Mandamento – Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.

Sendo assim, Jesus dividiu os quatros primeiros mandamentos em: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças”, e os próximos seis mandamentos em: “Ame o seu próximo como a si mesmo.”

O significado do primeiro mandamento:

Vamos analisar agora o primeiro mandamento: “Não terás outros deuses além de mim.” Esse primeiro mandamento exige de nós o conhecer e reconhecer a Deus como o único Deus verdadeiro, e nosso Deus. Como Ele é único, deverá ser amado acima de tudo. Para os que seguem este mandamento, não se deve pôr Deus em segundo lugar, o que significa viver conforme a sua lei e jamais buscar fora dela (seja em superstições ou outras crenças) as respostas para às questões da existência.

As proibições do primeiro mandamento:

O primeiro mandamento proíbe o negar, ou deixar de adorar ou glorificar ao verdadeiro Deus, como Deus, e nosso Deus; e dar a qualquer outro a adoração e a glória que só a Ele são devidas.

Como quebramos o primeiro mandamento?

1° – Quando acreditamos que existem outros deuses – “Para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.” 1 Coríntios 8:6
Não basta apenas amar a Deus, mas precisamos acreditar que Ele é o único Deus e todos os outros que são chamados de deuses são apenas ídolos criados por homens.

2° – Quando fazemos sacrifícios a ídolos – “Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios.” 1 Coríntios 10:20
Novamente Paulo afirmando que não existe outro Deus, que Ele é único, e que as pessoas que acreditam ou sacrificam em nome de outro deus, na verdade está acreditando e sacrificando aos demônios.

3° – Quando colocamos algo no lugar de Deus – “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” Mateus 6:24
Se prosseguirmos nesse capítulo 6 de Mateus 24, ainda veremos Jesus dizendo que não adianta ficar ansioso com comida, bebida e vestimentas, mas antes de tudo, devemos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar e todas as demais coisas nos serão acrescentadas. Quando ficamos mais preocupados com as coisas desse mundo do que com as de Deus, a ansiedade vem, e a ansiedade e nada mais do que  pensar que Deus perdeu o controle da nossa vida e estamos caminhando como se fosse um barco à deriva.

Conclusão:

Nosso Deus é o único Deus, não outro Deus que não seja Ele. Nem no céu, nem na terra e nem debaixo da terra, por isso, nós como seus seguidores não devemos acreditar em ídolos ou imagens criadas por homens. Todo nosso amor e devoção deve ser a Ele, o resto é somente ídolos criados em nosso coração. Como já diz o Salmista: “O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada. Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.”
Salmos 115:3-8

Compartilhe este conteúdo em suas redes sócias:
Imagem padrão
Sérgio Luiz

Apaixonado por teologia e pela bíblia. Pós-graduado em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela universidade Unicesumar. Coordenador e professor da rede de ensino de sua igreja local.

Artigos: 126