Porque Jesus teve que morrer por mim e por você?

Antes de começar, responda a uma pergunta rápida: Você tem chamado para pregar a palavra de Deus porém tem dificuldades de fazer isso? Então Conheça a Escola para Pregadores, um presente de Deus para sua Vida! Clique Aqui

Porque Jesus teve que morrer por mim e por você? – Muitas pessoas perguntam porque Jesus teve que se sacrificar por toda a humanidade. Ele foi obediente até a morte, sofreu nas mãos dos Gentios, foi humilhado e castigado. Tudo isso para cumprir um propósito de Deus. 

Porque Jesus precisou sofrer todas essas coisas? Porque ele foi crucificado?

Mas antes, para entendermos isso devemos começar lá atrás, em Gênesis:

 

 

“E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”
Gênesis 3:2-7

Quando Deus criou o Homem ele estabeleceu alguns princípios. E um destes princípios era que o homem não deveria comer do fruto da Árvore que estava no meio do Jardim. Porém Satanás tentou a mulher a comê-lo. Ela, caindo em tentação comeu e deu a seu marido, que também comeu. A partir de então houve uma separação espiritual do Homem de Deus.

Deus é um Deus Santo e não tolera o pecado:

“Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a perversidade, por que olhas pára os que procedem aleivosamente, e te calas enquanto o ímpio devora aquele que e mais justo do que ele.”
Habacuque 1:13

Por isso a partir de então o homem estava condenado a morte eterna.

Porém Deus já havia arquitetado um plano de Redenção.

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gênesis 3:15″

A única forma de reatar o relacionamento entre Deus e o Homem era através de um sacrifício. Deus se ira quando vê o pecado e desconta a sua  irá em sacrifícios. Porém a ira dos pecados da humanidade não poderia ser suportada por uma pessoa comum. Dessa forma ele decidiu descontar essa ira em si mesmo, ou seja, em seu próprio Filho. Porque Deus é um Deus trino, ou seja: Pai, Filho e Espírito Santo.

Por isso Jesus se esvaziou de sua Glória e desceu à Terra em forma Humana. Assumindo a forma humana ele estava sujeito a todo tipo de tentação. Porém ele não pecou. E se apresentou puro e imáculo diante de Deus. Tomou sobre si todos os pecados da humanidade e foi obediente até a morte, se oferecendo como sacrifício vivo diante do Altar de Deus.

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Isaías 53:4,5″

Após o Sacrifício de Jesus o Véu do Santuário se Rasgou e o relacionamento do Homem com Deus foi reatado através da vida de Cristo. Por isso, para sermos salvos, devemos confessar a Cristo como nosso Senhor e Salvador.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto”
João 14:6,7

De forma Resumida podemos dizer: Jesus reatou o Relacionamento do Homem com Deus através do seu Sacrifício porque Deus precisava descontar sua Ira e a única pessoa que poderia suportar a Ira de Deus era o próprio Deus. E esse relacionamento entre o Homem e Deus significa a vida eterna.

 

 

Sobre Luis

Luis
Cristão, apaixonado pela Bíblia Sagrada e por Jesus Cristo.

Veja também

Os 5 piores erros que muitos cometem ao ler a Bíblia (o 2º é o pior de todos)

Antes de começar, responda a uma pergunta rápida: Você tem chamado para pregar a palavra …