Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar

“Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” Josué 1:9Após a Morte de Moisés, Josué é encarregado de guiar todo o povo de Israel rumo a Terra prometida. Mas com Deus o fortaleceu para cumprir esta missão?

O Senhor é contigo por onde você andar:

Vejamos o texto completo para entendermos esta passagem: 

 

 

Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:
“Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.
Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.
Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste.
Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.
Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.
Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
Josué 1:1-9

 

Josué ficou responsável por esta difícil tarefa: Guiar o povo de Israel até a Terra prometida. 

Josué era auxiliar de Moisés. Ele sabia que o povo via Moisés como um grande Líder e um Grande Profeta. A tarefa não seria fácil. Substituir um líder não é fácil. Por isso Deus disse a ele que deveria ser forte e corajoso. Forte, para enfrentar os inimigos que estariam por vir. Coragem, para cumprir o propósito até o final sem retroceder por medo das circunstâncias. Ele poderia ter medo até mesmo do povo de Israel, que poderia acusá-lo de não ser um líder a altura de Moisés. 

Mas ele conseguiu cumprir o propósito. É importante salientar que ele só conseguiu isso porque obedeceu a palavra de Deus. Veja que o Senhor deixa uma condição para ele:

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.”
Josué 1:8

Ele teria que falar, entender, aprender e praticar a palavra de Deus dia e noite. Esta é uma das razões pelas quais ele conseguiu vencer. Ele obedeceu a esta ordem de Deus. Da mesma forma que Deus fala com Josué ele fala conosco. 

Seja forte e mui Corajoso! Cumpra fielmente tudo que está escrito, assim os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. 

O problema é que nós queremos ser prósperos e sucedidos, porém não obedecemos a palavra de Deus. Queremos que se cumpram todas as promessas em nossa vida mas nos esquecemos daquele que vai prover tudo: do próprio Deus. Porque se esquecemos da palavra, esquecemos dEle. Que venhamos a ser igual Josué. Fortes, corajosos e obedientes. Só assim conseguiremos vencer os grandes desafios da vida.  

Sobre Luis

Cristão, apaixonado pela Bíblia Sagrada e por Jesus Cristo.

Veja também

Salmos Poderosos – 7

4º Salmo 1 Fala muito bem do homem bem-aventurado. Aquele que não se assenta na …