Deus perdeu o Controle da História?

Antes de começar, responda a uma pergunta rápida: Você tem chamado para pregar a palavra de Deus porém tem dificuldades de fazer isso? Então Conheça a Escola para Pregadores, um presente de Deus para sua Vida! Clique Aqui

span style=”font-size: 14pt;”>Antes de começar, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

Deus perdeu o Controle da História? – Guerras, avareza, mortes, atentados, calamidades, terremotos, perseguições, humanidade decaída. Deus perdeu o controle da História? Esta é a afirmação que muitos ateus e até alguns crentes fazem. Vamos entender melhor sobre isso.

Deus perdeu o Controle da História? Porque o mundo está tão sombrio?

Para entender este assunto precisamos entender o que Deus está fazendo:

Desde os primórdios, Deus criou o homem para um relacionamento. Eles tinha um relacionamento Maravilhoso desde o princípio, a começar no jardim do Éden: 

“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia” Gênesis 3:8

O relacionamento de Deus com o homem no jardim do Éden era diário, ele vinha sempre na viração do dia e eles tinham comunhão. Porém Satanás tentou a Eva e os dois caíram em pecado. Este pecado trouxe separação do homem de Deus. Porém desde o princípio o plano de Redenção da humanidade já estava arquitetado, através da vida de Jesus Cristo. 

E este plano se cumpriu. 

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;” Romanos 3:23-25

Podemos Resumir o Plano de Deus para história da Humanidade da seguinte forma:

 

Criação => Queda => Redenção => Nova Criação

Olhando esta linha temporal entendemos que tudo está no controle do Pai. O Deus todo poderoso está no controle de todas as coisas. O plano dele para a humanidade desde o princípio foi este. Quando o pecado entrou no mundo, este se tornou trevas, porque estava distante da glória de Deus. 

“Estamos cientes de que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno”  1 João 5:19

Por isso temos Guerras, fome, sede, Secas, terremotos, mortes, assassinatos, e todo o tipo de pecado. Porque o homem já nasce em uma natureza pecaminosa e faz tudo aquilo que sua própria natureza condiz. Desta forma temos que tomar muito cuidado ao falar que Deus perdeu o controle de tudo. Ele é soberano. Onipresente, onipotente e onisciente. 

Ele não perdeu e nunca perderá o Controle de todas as coisas

O Plano da Redenção explica claramente o que aconteceu após a Morte e Ressurreição de Cristo:

“Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;
O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;” Colossenses 1:12,13

Portanto, hoje aqueles que confessam a Jesus com Senhor e Salvador, pertencem ao Reino da Luz. E não a este mundo de trevas. 

Sobre Luis

Luis
Cristão, apaixonado pela Bíblia Sagrada e por Jesus Cristo.

Veja também

Os 5 piores erros que muitos cometem ao ler a Bíblia (o 2º é o pior de todos)

Antes de começar, responda a uma pergunta rápida: Você tem chamado para pregar a palavra …